terça-feira, 18 de março de 2014

Fake ou Perfil Falso

Com a disseminação da Internet, Redes Sociais, Comunidades Virtuais, centenas de termos novos apareceram, muitos deles são falados e/ou escritos, mas muita gente não sabe exatamente o que significa.

Muitas destas palavras são originais em inglês, sem tradução para o português e algumas vezes, são abreviaturas do inglês e assim sua compreensão é um pouco mais complicada.

As pessoas passam a utilizar-se destes termos no seu dia-a-dia e alguns nem sabem que é uma palavra em outra língua. Fica tão corriqueiro que parece gíria ou é palavra em português mesmo.

As palavras comuns hoje, mas que são em inglês temos as seguintes: Windows (janelas), Word (palavra), Excel (impar), PowerPoint (ponto forte), Delete (apague), Web (teia, mas vem de world wide web – Grande Teia Mundial), Home (casa), Site (local), Save (salva), Design (desenho), Play (jogar), etc..

Atualmente, o termo mais comentado é “Fake”.

QUAL É O USO E SIGNIFICADO DE “FAKE”?

Fake - ("falso" em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário. Para isso, são usadas identidades de famosos, cantores, personagens de filme ou até mesmo outras pessoas anônimas ou nomes inexistentes.

Fonte: Wikipédia.

Atualmente, a grande maioria cria um fake para esconder-se atrás de um personagem que divulga ou dissemina informações ofensivas, perigosas, curiosas, verdadeiras ou falsas.

Assim, sem uma identificação verdadeira fica fácil para muitas pessoas postarem informações contras outras. Os crimes podem ser: Calúnia, Difamação, Injuria, Ameaça, Constrangimento ilegal, Falsa Identidade ou Molestar e perturbar a tranquilidade (contravenção penal).

Outro uso extremamente perigoso é o perfil fake para fins de pedofilia e cyberbullying (bullying).

CRIAR FAKE É CRIME?

Um engenheiro no Marrocos chegou a ser condenado a três anos de prisão por criar um perfil falso do príncipe de seu país no Facebook; nos EUA, uma mulher recebeu pena de um ano de prisão e teve que pagar US$ 300 mil por criar um fake no MySpace que levou uma menina ao suicídio; em Santa Catarina, o Google foi condenado a pagar indenização a duas jovens porque perfis falsos as ofenderam no Orkut.

Criar um perfil falso, de alguém que não existe, só para preservar sua identidade na internet, não é crime, mas utilizar este perfil para caluniar, ofender outras pessoas ou empresa, isto já é tratado como crime. Devem pagar por crimes contra a honra.

“Se o perfil não for usado para obter vantagem nem para causar dano, não é crime de falsa identidade", explica Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital, do Patricia Peck Pinheiro Advogados.

Para terminar, Truzzi destaca que o anonimato, apesar de não ser crime, é proibido pela Constituição Federal. "Ao criar um perfil em nome de um personagem fictício, o indivíduo está violando a norma constitucional".

Fonte: LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia

Art. 307 do Código Penal – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem. Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

COMO ENCONTRAR O FAKE?

A partir de um processo criminal, a polícia tem como rastrear o acesso inicial, e saber de onde partiu a criação daquele perfil ou conta e também o seu uso.

Todos os equipamentos que acessam a Internet (desktop, notebook, tablet, smartphone, etc..), somente conseguem a conexão a partir de um número de IP (Internet Protocol) que é único.

Toda a conexão a partir do primeiro clique já fica gravada toda a sua navegação. Ao abrir qualquer site ou clicar em qualquer link, o caminho é registrado nos computadores do seu provedor e do sistema principal, que no Brasil é mantido pela Embratel, mas todas as ligações são guardas, inclusive em provedores de outros países.

Alguns acham que se criarem um perfil falso e o utilizar numa Lan House estarão livres de serem descobertos, mas a Lei manda que todas as Lan Houses mantenham um cadastro de todos os seus usuários, dia e hora de acesso, com respectiva identificação com a apresentação de documentos, R.G. ou CPF e ainda mantenha um sistema de câmeras com as gravações dos últimos dias.

Ao rastrear o IP do fake, a polícia vai chegar até a Lan House, mas se o proprietário não tiver a identificação de cada usuário, com dia e horário que cada um acessou a Internet e as imagens do sistema gravados em vídeo, então ele será acionado criminalmente. Tenho certeza que isto ele não vai querer, sendo assim, ele deve manter tais informações para sua própria segurança.

COMO DENUNCIAR UM FAKE?

A partir de um primeiro ataque, isto é, das primeiras palavras ou imagens exibidas contra você, já poderá recolher provas para serem utilizadas contra o criminoso.

Você deve utilizar o comando no teclado “Print Screen”, (imprimir tela). Tudo que está aparecendo na tela, que pode ser salvo num arquivo tipo do Word ou pode ser enviado para a impressora, mas nossa recomendação é que você salve as imagens em arquivos tipo Word mesmo. Em caso de dúvidas, procure um técnico em informática que ele resolve o problema.

Quanto mais provas tiverem melhor.

O ataque também ocorre através de e-mails e de torpedos tipo SMS. Em posse destes arquivos, procure um advogado. Em todas as cidades temos advogados se especializando na área de Crimes Cibernéticos, sendo assim, contate quem já tem experiência nesta área.

Agora é por conta do advogado, da Polícia e da Justiça, encontrar e punir o criminoso.

Não tente contra-atacar ou responder um fake, pois é exatamente isto que ele quer. Ele quer te incomodar, te humilhar, baixar sua autoestima, provocar estresse, etc.. Criar um fake para contra-atacar seria a pior atitude.

Também não tire conclusões apressadas sobre quem é o fake fisicamente, pois poderá magoar ou ofender a pessoa errada. O ideal é deixar por conta da justiça.

CONCLUSÃO

A evolução humana com o desenvolvimento da tecnologia abrem novos rumos, facilidades antes inexistentes, mas como tudo novo também trazem os perigos e os desprazeres.

As pessoas devem aproveitar tudo e ficar atenta para se defender dos novos tipos de crimes que surgem e não deixar nada passar sem se defender, sem procurar seus direitos.

No momento que corrigirmos este tipo de problema, pode saber que já teremos outro a nos importunar.
Assim sempre foi e sempre será, até o final dos tempos.
Enquanto ele não chega, vamos vivendo a vida com alegria e paz entre os amigos e a família.

Abração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário