quarta-feira, 12 de março de 2014

Cuidado com o Facebook

Atualmente o Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e a mais popular entre as classes sociais. Seu uso é feito por qualquer pessoa, mesmo aquelas que têm pouquíssimo conhecimento ou intimidade com computadores e Internet.

O problema mais grave é que temos crianças já a partir de 5 anos que tem seu perfil lá no Facebook, sendo que os “Termos do Serviço” indica ou recomenda que o acesso e uso seria para crianças a partir dos 13 anos. Isto é muito perigoso. Os pedófilos também tem Facebook.

Alguns adolescentes não estão gostando muito do Facebook porque todas as pessoas da casa, da família tem um perfil no Facebook. Eles preferem algo mais reservado. Muitos estão migrando para o Twitter, em busca de privacidade.

Privacidade é o que não acontece no Facebook. Todas as pessoas escrevem demais e muita coisa pessoal. Tem perfil com mais de uma centena de fotos.

Os criminosos também tem Facebook, igual ao seu, assim como qualquer outra pessoa. Para um criminoso, no Facebook, ele encontra todas as informações que precisa para explorar pessoas com aqueles trotes de sequestro ou sequestro físico mesmo.

As coleções de fotos são fortes demonstrações do “poder aquisitivo” de cada um. Fica fácil para um criminoso definir quem ele vai explorar.

São viagens e mais viagens, até em cruzeiros, são fotos de mansões com piscinas, fotos de carros caríssimos, são festas regadas a muita carne e bebidas.


Pelas fotos os criminosos sabem exatamente quem é quem de uma família, pois todas as elas tem as respectivas identificações.

Poderemos dizer que é muita informação. Os bandidos nem sabem quem eles vão extorquir primeiro.

Alguém poderia, agora, estar dizendo o seguinte: eu fiz uma viagem, mas vou pagar em 24 meses. E outro diz, aquele carro nem era meu, estava parado ali na rua e tirei uma foto nele. E aquele diz, aquela mansão é onde eu trabalho de jardineiro e que aproveitei que o patrão viajou e me joguei na piscina.

Quer dizer que tudo aquilo era mentira, invenção? Então a casa caiu. Mas os ladrões vão acreditar? Acho que não.

E se eles sequestrarem seu filho ou filha? Ou outra pessoa da sua família?

Vai dizer o que? Que você não tem nem onde cair morto? Opsss.

O perigo é real. Os bandidos são reais e suas ameaças também.

Todos os especialistas e repórteres que fazem matérias sobre a Internet e as redes sociais dizem o seguinte: “nunca divulgue informações que possam comprometer a segurança sua e de sua família na Internet”. Assim, não deveria informar nomes de familiares e respectivos parentescos.

Minha recomendação é que você, a partir de agora, faça uma limpeza de informações do seu perfil, tirando tudo aquilo que possa comprometer a sua segurança e da sua família.

Agora, se você anda inventado condição social e financeira que não tem, então a partir de hoje terá de baixar a bola e assumir sua pobreza igual a todos nós.

Espero que não seja tarde.
Boa sorte e limpe este perfil mentiroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário