Falam tanto da Internet, mas o
que poderemos aprender acessando a Internet?
Internet só se aprende coisas
boas ou também tem as coisas ruins?
Algumas lições podem rendem
ótimos resultados ou algumas lições de vida.
Neste artigo tratamos do
aprendizado de acordo com as faixas etárias.
A CRIANÇA
A criança (até 12 anos) pode
aprender duas coisas boas, a comunicação com outras pessoas, com seus
amigos e parentes ou os jogos.
O lado ruim destes dois
“aprendizados” são os seguintes:
·
A comunicação com pessoas desconhecidas e com
terceiras intenções, as quais podem aproveitar-se da ingenuidade da criança.
·
Com relação aos jogos, pode ocorrer certo abuso
de tempo em jogos on-line que podem até virar um vício.
·
A falta de atividades físicas é um problema
grave entre crianças. Elas não podem ficar tanto tempo diante do computador,
com ou sem Internet.
·
Lembramos que as Redes Sociais não são indicadas
para menores de 13 anos.
Outros aprendizados:
A escolha de bons jogos pode
ajudar na melhoria ou desenvolvimento da coordenação motora, no raciocínio, na
redação e na matemática.
Dependendo da idade, a criança já
pode iniciar-se em um ou vários cursos online. As opções são muitas, mas uma
das mais procuradas é de línguas, que pode ser inglês, francês, espanhol,
alemão, etc..
A comunicação também pode
desenvolver o convívio social “virtual”. Virtual pode ser ruim, mas sem isto,
podem ser ainda pior. O convívio social físico vai depende dos Pais, pois são
eles que levam seus filhos ao convívio em sociedade, no clube, na igreja, nas
festas e na casa de amigos ou parentes.
O lado ruim
Os Pais devem ensinar seus filhos
como se proteger no ambiente virtual, quais os perigos que existem e como
evitar, mas devem acompanhar seus filhos, pois os maus indivíduos são
habilidosos em ludibriar e enganar as crianças, aproveitando-se da sua inocência.
Os Pais não podem entregar seus
filhos para que aprendam tudo através da Internet. Muita coisa só se aprende em
casa, com bons exemplos, conselhos e cuidados.
O ADOLESCENTE
O adolescente (até 18 anos) pode
aprender muita coisa boa, mas pela sua idade e a fase, a adolescência, ele
tende a procurar somente coisas que os Pais dizem que não prestam ou que não
servem para eles. É a idade da contestação, do contra, da rebeldia e do “já sei
de tudo e não preciso de tanta proteção”, o “eu sei o que estou fazendo”.
O adolescente abusa do tempo em “Redes
Sociais”, e mais ainda nos jogos online.
O adolescente é facilmente
influenciado pelos “amigos” das redes sociais. Na visão dele, o amigo da Internet
é muito melhor que seus Pais. Ele é compreensivo e só dá “bons conselhos”. Estes
amigos entendem de tudo.
O adolescente gosta muito da
“malandragem”. Querem saber como levar vantagem em tudo. Na Internet temos
milhares de dicas de como ludibriar ou enganar alguém ou os sistemas.
Nesta idade também estão com a
sexualidade a “mil” e a Internet é um “paraíso”. Eles têm acesso a muitas
informações, vídeos, fotos e acesso a redes sociais “adultas”. A pornografia é
escancarada e devassa. Não tem limites. Para os mais antigos, é o antro da
perdição.
Para alguns Pais, o filho
aprender tudo sobre sexo pela Internet pode ser muito cômodo, mas será que ele
aprenderá o correto.
Toda semana temos visto problemas
com imagens de pornografia infantil ou imagens intimas de adolescentes, sendo
disseminadas pela Internet. Agora entra também o celular como equipamento que
fotografa e grava vídeo. É muito fácil gravar um vídeo e distribuir pela
Internet. Temos vários casos graves de problemas psicológicos em adolescente e
até suicídios provocados por exposição de imagens íntimas.
Nem tudo é coisa ruim para os
adolescentes na Internet. Vamos listar tudo que é bom e pode ser aproveitado
pelos adolescentes.
·
Pesquisa de trabalhos escolares;
·
Acesso a dezenas de dicionários;
·
Acesso e uso de tradutores de todas as línguas;
·
Informações atualizadas e noticias do mundo
inteiro sendo exibidas instantaneamente na Internet.
·
Comunicação online com pessoas de qualquer parte
do mundo;
·
Trocas de arquivos diversos como: filmes, fotos,
vídeos, músicas, jogos e programas;
·
Criação e exibição de conteúdos pessoais em
Blogs;
·
Utilização de Fóruns para busca de informações e
trocas de ideias.
Com relação às pesquisas
escolares, os estudantes não se esforçam muito na pesquisa e na maioria das
vezes, o primeiro conteúdo encontrado é o que será utilizado para o trabalho
escolar. Em alguns casos percebe-se que o estudante não sabe fazer pesquisa
corretamente e em outros casos ele dá pouca importância ao conteúdo do
trabalho.
Meninas & Meninos
As meninas têm mais interesse em
redes sociais e estudos e os meninos tem interesse em jogos e redes sociais.
Os trabalhos escolares são feitos
por ambos, mas as meninas com mais capricho e seriedade e os meninos fazem de
qualquer jeito e muitas vezes usando alguma malandragem.
A malandragem mais comum é pegar
um conteúdo da Internet de forma aleatória, isto é, sem ler para saber se o
conteúdo corresponde com o solicitado pelo Professor, copiar e colocar num
editor de textos. Fazer uma limpeza básica, uma formatação simples, uma capa e
imprimir.
Outra malandragem é apenas mudar
o nome do aluno e imprimir novamente para o outro aluno. Neste caso entra a
seriedade do Professor em conferir o trabalho e punir, descontado nota, por
estas cópias “ilegais”.
Já as meninas, elas leem o
conteúdo procurando o melhor, fazem uma capa e formatação caprichada para
finalmente imprimir. Normalmente não aceitam imprimir seu trabalho com o nome
de outro (a) aluno (a).
O ADULTO
O adulto (acima dos 18 anos),
pela sua maturidade e responsabilidade, terá amplas condições de melhor
aproveitar a Internet, mas poderá cometer deslizes e encontrar ou acessar
conteúdos, facilidades, informações e recursos que podem lhe atrapalhar, isto
na vida pessoal como na profissional ou em ambas.
Tanto para os homens como para as
mulheres, a Internet pode ser um canal para as desavenças conjugais, pois é
muito fácil iniciar amizades de forma virtual e logo em seguida mudar para
forma física. As traições ocorrem a cada instante.
O que normalmente ocorre é que os
adultos tiram melhor proveito da Internet com poucos deslizes.
Os adultos aprendem mais com
acesso aos portais de informações gerais como: política, esporte, economia e
entretenimento e assim se mantém atualizados.
Além dos portais eles sabem muito
bem como aproveitar os sistemas de pesquisas na busca de dicas e informações
para melhorar seu desempenho profissional e educacional.
TERCEIRA IDADE
O maior beneficiário da Internet
é o pessoal da terceira idade (acima dos 65 anos), pois poderemos dizer que não
tem mais nada que lhes possa atrapalhar a vida com relação aos acessos normais
ou não.
O problema maior está relacionado
à dificuldade ou aversão às novidades tecnológicas. Eles têm muitas
dificuldades em aprender a usar os programas e lembrar como usar eles a cada
dia.
As pessoas da terceira idade
tiram melhor proveito das redes sociais e dos portais de noticias. Nas redes
sociais eles encontram os familiares, os amigos distantes e as amizades de
longa data.
Normalmente estariam relegados à
solidão e abandono, mas nas redes sociais, eles se mantêm ativos, com contatos
importantes para o dia-a-dia. Trocam muitas informações, dicas, conselhos,
ideias, lembranças do passado, combinam passeios, etc..
Na terceira idade assim como na
infância, os idosos também podem ser ludibriados pelos malandros virtuais.
Temos várias histórias de golpes contra idosos, com exploração financeira com
empréstimos ou roubos de pessoas devido à sua carência afetiva, solidão e até
pela ingenuidade virtual.
CONCLUSÃO
Nem tudo é um paraíso na Internet,
mas o lado bom é muito maior, sendo assim, deve ser explorado e aproveitado.
Um pouco de acompanhamento e
controle ajudam a evitar problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário