sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os problemas com a Formatação do Computador

O QUE É O PC?
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer), é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal” é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops, PDAs ou Tablet PCs, executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes são Microsoft Windows, Mac OS X e os sistemas baseados em Linux.

O QUE É FORMATAÇÃO?
De maneira simples e clara é, apagar tudo de um Disco Rígido e fazer uma instalação nova de sistema operacional e demais programas.
De maneira mais técnica é criar uma nova estrutura de armazenamento de arquivos, escondendo a estrutura anterior e consequentemente ocultando todos os arquivos existentes no Disco Rígido, criando uma instalação nova de sistema operacional e pacote de programas. Trata-se de uma formatação lógica.

QUANDO DEVO FAZER A FORMATAÇÃO?
Fazer ou não uma formatação é atribuição do técnico. Quando o usuário perceber que o computador apresenta comportamento anormal, com travamentos, desligamentos, ações sem seu comando, não carregamento de programas, etc., então deve procurar uma Assistência Técnica.
A formatação é a última opção, a qual será feita em último caso mesmo, despois de comprovação técnica e sempre com a autorização do cliente.
Antes da formatação, o técnico utiliza-se de todas as ferramentas e seu conhecimento, com a intenção de repor o computador em funcionamento normal e com as qualidades iniciais, sem a formatação.
Após sequências de testes, o técnico emite seu parecer, se deve ou não ser feita a Formatação.

QUEM PODE FAZER A FORMATAÇÃO?
Para ter garantia de qualidade no serviço, a formatação deve ser feita numa empresa de Assistência Técnica em Informática, através de um de seus técnicos, formados em informática.
A garantia é comprovada por referências, por tempo de serviço, por prêmios de qualidade e satisfação de clientes.

QUAIS OS RISCOS NUMA FORMATAÇÃO?
Existem dezenas de possíveis problemas que podem ocorrer numa formatação, mas vamos relacionar algumas:
  • Perda de arquivos;
  • Danos no Disco Rígido;
  • Danos no Gabinete;
  • Contaminação de seus arquivos por vírus;
  • Falta de drivers (problemas com vídeo, impressora, som, rede, internet, pen drive, câmeras, etc.);
  • Instalação de driver errado (problemas com vídeo, impressora, som, rede, internet, pen drive, câmeras, etc.);
  • Sistema Operacional desatualizado;
  • Versão antiga de sistema operacional;
  • Sistema Operacional errado para a sua configuração de micro;
  • Falta de programas básicos;
  • Roubo de arquivos;
  • Indiscrição com relação aos seus arquivos;
  • Perda de seus contatos de e-mails;
  • Troca de peças por inferiores ou mais usadas;
  • Perda de Sistema Operacional Original – instalação de pirata.
 COMO EVITAR ESTES PROBLEMAS?
Primeiro, a responsabilidade de tudo que está no computador é do Usuário.
As empresas de assistência têm método de trabalho eficiente e pessoal qualificado, mas não totalmente isentos de erros. Depois do conteúdo perdido, muitos deles não teremos a mínima possibilidade de recuperar. Você pode até processar a empresa pelas perdas, mas assim mesmo o conteúdo não retornará.
Quando falamos em perda, para um usuário doméstico, ele pode perder fotos de vários anos atrás. Não existe a mínima possibilidade de fotografar novamente.
O meio mais eficiente de evitar problemas com perdas de arquivos é fazer o backup dos arquivos. Todos os arquivos importantes devem ser copiados para outro dispositivo de armazenamento. Você poderá copiar para ou HD, para CD ou DVD ou ainda para um Pen Drive, mas o último não é tão seguro assim.

O QUE É BACKUP?
É a cópia de segurança de todos os arquivos pessoais do cliente. Eles devem ser copiados e depois da formatação devem ser repostos em seus respectivos locais. Normalmente, os arquivos do cliente estão na Pasta Meus Documentos, mas podem estar em outras.

O QUE É DRIVER?
São aplicativos responsáveis pela ativação ou instalação de dispositivos presentes, instalados fisicamente no computador.
Sem o driver ou com uma versão errada, o dispositivo pode não funcionar ou funcionar com seus recursos reduzidos ou com deficiências.
Na aquisição de computador novo, o cliente recebe um Cd com todos os drivers instalados originalmente em seu computador. Algumas montadoras dispõem de todos os driver em seu site na internet.
Atualmente, todos os drivers necessários para reinstalação em micro de configuração normal possuem tamanhos acima de 500 megabytes, mas este valor será variável com relação diversidade de marcas e modelos.

O QUE É PASSAR ANTIVÍRUS?
É a ação de vacinar (scanear) todos os arquivos do cliente, antes ou durante o processo de retorno para o computador do cliente.
Poderemos vacinar os arquivos no computador da assistência técnica, ou no momento em que os arquivos estiverem sendo copiados de volta para o micro do cliente. Utilizando-se de um ou mais programas antivírus, com a intenção de garantir a qualidade do serviço, isto é, vírus zero.
Este processo poderá demorar horas, dependendo da quantidade de arquivos em megabytes ou gigabytes.

O QUE É ATUALIZAR SISTEMA?
Um sistema operacional assim como demais programas, estão em constantes correções e melhorias, sendo assim, em período incerto, poderá ser atualizado pela Internet. Alguns sistemas recebem atualização semanal e outros, mensais.

O QUE É ATUALIZAR PROGRAMAS?
É manter o computador conectado na Internet e, com a ativação da opção ou comando para buscar (baixar) as atualizações disponíveis no site do fabricante do programa.
A atualização poderá demorar horas, tudo depende da velocidade de conexão e do tempo entre esta e a última atualização. Em alguns casos teremos mais de 400 megabytes de atualização.
A não atualização coloca o computador do usuário em risco de invasão e contaminação por vírus e até defeitos de funcionamento.

PRECISA FAZER MAIS ALGUM SERVIÇO?
Uma formatação correta e completa é composta pelos seguintes passos:
  • Retirada do Disco Rígido do cliente e conexão no micro da assistência técnica;
  • Cópia de todos os arquivos do cliente;
  • Antes ou depois, todos os arquivos do cliente devem ser vacinados;
  • Conexão do Disco Rígido no computador do cliente;
  • Instalação do sistema operacional e respectiva formatação;
  • Instalação de todos os driver de todos os dispositivos (som, rede, bluetooth, webcam, touch pad – mouse, wireless, vídeo, teclado, HDMI, impressora, modem, etc.).
  • Testar todos os dispositivos;
  • Atualizar Sistema Operacional;
  • Instalar pacote de programas;
  • Atualizar pacote de programas;
  • Instalar Antivírus;
  • Atualizar Antivírus;

OS DIFERENCIAIS
Cada empresa poderá oferecer diferencias que realmente farão a diferença no serviço. Os diferencias pode ser:
  • Limpeza e lubrificação do cooler do processador;
  • Limpeza de contatos da memoria;
  • Verificação do estado de capacitores da Placa Mãe;
  • Limpeza e lubrificação da ventoinha da fonte;
  • Verificação do estado de capacitores da fonte;
  • Limpeza geral externa (Gabinete).
 EXISTE UM PERÍODO DE TESTES?
Sim, após a instalação e atualização de todos os programas, o computador deve passar por um período que varia de 2 a 4 horas de funcionamento em condições normais, rodando alguns programas, vídeos, som e jogos.

QUAL É A GARANTIA DO SERVIÇO?
Quando um serviço é bem feito, existem poucas possibilidades de problemas, mas o mal uso do computador pode fazer com que ele apresente problemas em poucos minutos de uso, e neste caso, o problema é provocado pelo próprio cliente, sendo assim, sem garantia.
Em casos onde o serviço foi mal feito, os problemas aparecem em poucos minutos de uso do equipamento pelo cliente. Os problemas mais comuns são: não reconhece mouse ou teclado, não imprime, não acessa a Internet, não tem som, a qualidade da imagem no vídeo está ruim, fica travando ou congela, nem liga, etc.

QUANTO TEMPO DEMORA UMA FORMATAÇÃO CORRETA?
Considerando todos os serviços relacionados acima, teremos um trabalho compartilhado de um técnico por um período de 5 a 8 horas. Em alguns casos poderá chegar até 16 horas de trabalho efetivo, mas somente se ocorrer algum imprevisto.

DÁ PRA FAZER ESTE SERVIÇO MAIS RÁPIDO?
Uma formatação correta e completa, onde o Técnico terá de baixar todos os drivers e fazer o respectivo backup, fazendo rápido, demora em torno de 5 horas.

QUANTO CUSTA ESTE SERVIÇO?
Considerando o valor de hora técnica em torno de R$ 25,00, poderemos ter um custo de R$ 100,00 até R$ 160,00 em cada formatação de qualidade.

DÁ PRA FAZER MAIS BARATO?
Com a garantia de serviço bem feito e completo, temos algumas empresas que cobram até R$ 60,00. Abaixo disto é comprometimento total de qualidade.

QUANDO TEREI QUE FORMATAR DE NOVO?
Quando falamos em formatação bem feita e correta, combinado com uso correto e consciente do cliente, a formatação poderá ser feita a cada 12 meses ou quando apresentar algum tipo de problema sério.
O ataque de vírus pode fazer com a formatação seja feita em período muito menor.
Na realidade, o período de formatação estará sempre ligado à qualidade do serviço executado e principalmente pelo bom uso feito pelo cliente.
Em alguns casos, problemas elétricos também são responsáveis por danos em arquivos do sistema, fazendo com que o período de formatação seja menor que os 12 meses.
A certeza que existe é a seguinte, formatação mal feita, independente dos cuidados do cliente, a formatação deverá de ser feita em períodos menores de 6 meses. Já constatamos de casos de formatação a cada 3 meses.

CONCLUSÃO
Primeiro, que o barato sai caro.
Segundo, não deixe seu computador com Pessoas e sim com Empresas.
Terceira, aprender a cuidar do seu computador, sistema operacional, programas e suas informações pessoais e particulares. Assim evitará os gastos e outros possíveis transtornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário