Acredito que até mesmo os Professores de Matemática irão concordar que o ensino da matemática está totalmente fora do uso com relação à Informática e os computadores.
Ou poderíamos dizer que não existe nenhuma relação entre os dois, mas sabemos que na prática, os computadores somente surgiram em função da matemática. Os computadores foram inventados inicialmente para resolver problemas de cálculos. A grande necessidade era a resolução de problemas complexos, longos, demorados e que seguidamente resultavam em erros.
Os computadores evoluíram para o que conhecemos hoje, mas a matemática e o ensino da matemática continuam como na antiguidade.
Não vou discutir sobre como deveria ser ensinada a matemática, acredito que ela está sendo corretamente ensinada, mas não foi ajustada para as novas (ja antigas) tecnologias.
Os alunos ao conhecerem os computadores através de cursos de informática ou por conta própria, têm grandes dificuldades no uso de alguns programas, principalmente os do tipo de planilhas eletrônicas.
Como vocês sabem, nas planilhas eletrônicas poderemos fazer todos os possíveis cálculos. Vocês também sabem que os cálculos são feitos através da criação de fórmulas específicas para cada tipo de cálculos.
Os alunos não gostam nem um pouco dos programas de planilhas de cálculos. Sabem por quê?
Por que eles não têm a menor ideia de como fazer cálculos. Mas lá no ensino básico, no primário, ele aprendeu a resolver as mais váriadas fórmulas aritméticas.
O que houve então? Como agora não saber fazer?
Porque tem tanto medo dos programas de planilhas de cálculos?
Pela minha experiência, eu digo, eles não conseguiram aprenderam a criar ou resolver as ditas fórmulas.
Quando eles aprendem fórmulas na escola, o professor não conseguiu lhes passar o quanto esse assunto é importante. Para os dias atuais, com as atuais tecnologias, saber tirar proveito de um programa de cáculos é imprescindível. As empresas inclusive pedem novos funcionários com conhecimento em planilhas eletrônicas. É uma exigência do mercado de trabalho.
Os alunos num curso de informática não conseguem calcular, não conseguem criar uma fórmula somples, como por exemplo, para o cálculo de média de 5 notas de provas, não conseguem resolver problemas simples de porcentagem, quem dirá cálculos mais aprimorados.
Eles não sabem o que é a Ordem das Operações. Quanto a regra de sinais, isto numa planilha não chega a ser tão importante, mas com certeza eles também não lembram de mais nada.
Como sou Professor de Informática, o problema que sempre enfrento com eles é com relação aos Operadores Aritméticos.
Na matemática temos + (soma), - (subtração), até ai é igual, mas os outros operadores, * (multiplicação - é o asterisco) e / (divisão - é a barra).
Só nos Operadores Aritméticos temos que fazer um ajuste, o qual poderia vir desde o primário.
Outro problema que enfretamos é o uso do sinal de = (igual) para iniciar uma fórmula. Na escola ele sempre aprendeu que o igual vem no final ou no meio de uma fórmula, mas nunca como primeiro digito.
Nas formulas ensinadas na escola, existe o uso de chave e colchetes, mas num programa de planilha eletrônica, as fórmulas são montadas com o uso dos parênteses. Já viram a confusão.
O aluno precisa reaprender a matemática para poder usar um computador. Mas o que ele aprendeu na escola, qual será a utilidade? Tempo perdido?
A não ser que todos discordem quanto ao uso dos computadores, caso contrário, o ensino da matemática tem que ser modificado, ajustado para o uso das tecnologias, da informática.
Acredito que assunto tem que ser debatido, não por mim, pois sou apenas um professor de informática, mas pelos Professores de Matemática e o Ministério da Educação.
Continuo trabalhando como sempre, ajustando os alunos ao uso da tecnologia. Como gosto demais da matemática e da informática, isto pra mim é um grande prazer.
Abração amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário